Blog

Black Friday

Black Friday

11/16/2017

Faltando poucos dias para Black Friday, data mais esperada do varejo brasileiro, pesquisa realizada pela Google “Thanks God It’s Black Friday 2017”, revela que 71% dos entrevistados, afirmam já terem comprado algo na Black Friday. O dia dos descontos imperdíveis já faz parte da vida dos brasileiros. Em 2016 as vendas atingiram R$ 1.9 bilhões. Este ano o Black Friday acontece no dia 24 de novembro.

A expectativa de crescimento para este ano, segundo a Google Brasil, é entre 15% e 20% em relação ao ano passado, resultando na injeção de aproximadamente R$ 2,2 bilhões na economia - compras realizadas somente pela internet.

Pesquisa revela ainda que 33% dos entrevistados dizem que utilizam a data para comprar algo que almejam por muito tempo, 25% utilizam a data como abastecimento e 17% compram por impulso. 
Para este ano, 68% dos entrevistados pela Google declararam sua intenção de fazer compras na próxima Black Friday, contra 61% em 2016.

Afinal, como surgiu essa data?
Existem duas principais versões sobre a origem dessa data tão expressiva para o comércio.  Uma das histórias diz que a expressão "Sexta-feira Negra" (Black Friday) nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras fracassarem em um projeto que visava grandes lucros, justamente numa sexta-feira. 

Já a segunda teoria diz que o nome é ligado aos pequenos comércios. No início dos anos 80, foi criada uma tradição que utilizava a cor vermelha para se referir aos valores negativos e a cor preta aos números positivos do varejo. O período negativo era considerado de janeiro a novembro e o lucro (período positivo) acontecia após o Dia de Ação de Graças e permanecia até o fim do ano. Anos depois, a palavra "negra" foi associada a esse período de maior faturamento, se tornando logo a conhecida Black Friday. 

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano. Diferente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

Categorias mais procuradas

Em 2016, as categorias mais buscadas, segundo o site BlackFriday.com.br foram as seguintes: 

1º Eletrodomésticos: 22% 
2º Eletrônicos: 20% 
3º Viagens: 14% 
4º Moda: 14% 
5º Informática: 9% 
6º Casa e Decoração: 5%